terça-feira, 15 de maio de 2012

Você está com fome ou com sede?

As sensações de fome e sede são geradas no cérebro em um mesmo local, no hipotálamo, por isso é comum pensarmos que estamos com fome, quando na verdade estamos com sede. Cerca de 40% das pessoas confundem sede com fome.
Para os assaltantes de geladeira: a ingestão de 1 copo de água  controla a fome noturno em 100% dos casos.
Fonte: Revista Veja 

Informações relevantes sobre a água
Fonte: G1

O ideal é você não sentir sede, pois quando tem-se a sensação de sede, o organismo já está desidratado, vale lembrar que o ideal  é beber 1 copo de água de hora em hora, para ser mais exata faça o cálculo:
Um adulto normal necessita de 30 ml de água por quilo para manter suas funções orgânicas, exemplo: Eu peso 55 quilos (55 x 30), preciso  de no mínimo 1650ml de água, sem levar em consideração  nível de atividade física, dias quentes nos quais a sudorese (suor) aumenta. Daí a recomendação pelos profissionais da saúde de beber 2 litros de água ao dia.
Eu tinha  dificuldade de beber água, com a correira do dia dia acabava esquecendo, daí montei estratégias para conseguir beber pelo menos 2 litros de água ao dia.
1º Ao acordar beba 200ml de água, pois o organismo passou toda a noite sem água.
2º Toda vez que ir ao banheiro, beba água, assim você repõem o que foi perdido.
3º Se sair de casa leve um a garrafinha de água, durante uma aula ou mesmo quem trabalha em escritórios, deixe uma garrafinha sempre à vista.
A minha dica é: sempre que possível beba água gelada, pois o organismo gasta calorias para deixá-la na temperatura corporal, pouca mais gasta rsrsrs.

Bons motivos para você beber água 

1- Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.

2- Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

3- Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.

4- Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.

5- Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.

6- Melhora a absorção de nutrientesUma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).

7- Reduz infecçõesA água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.


No inverno é comum uma menor ingestão de água, então fiquem atentas e montem suas estratégias para que possam beber água em quantidade suficiente.

Abraços
Vanessa Oliveira

8 comentários:

Andressa Fontoura disse...

é amiga vo tentar beber mais agua eu sempre penso nossa sinto fome e não sinto sede...

Anônimo disse...

Oi Va, realmente preciso beber mais água ....obrigada pela dica amei, adoro seu blog bjs


Dri :)

Gelia disse...

Oi Vanessa é bom ter postagens ensinando a cuidarmos da nossa saude.

Beijos..

Gélia Carvalho
euquefizouquaseisso.blogspot.com.br

REINVENTANDO disse...

Oi Vanessa!! Bebo água até demais..pensei que fosse Diabética! Mas fiz os exames e deram normais! água é fundamental para saúde, que bom que achei um blog onde fala sobre nutrição, acho dificil encontrar um...já estou te seguindo, pois preciso mudar meus hábitos e melhorar minha qualidade de vida. Bjs. Sandra.

Anônimo disse...

Olá, gosto muito do seu blog,mas nem sempre eu posso comentar!Meu nome é Priscila e tenho 32anos.Será que vc pode me ajudar?
Fiz um exame de sangue esta semana e deu 105mg-dl (glicose), sei que ainda está dentro do normal, mas estou em dúvida? Será que posso estar usando açúcar light(união), ou devo optar por adoçante. E qual vc me indicaria? Estou um pouco nervosa, pois só vou na minha doutora mês q vem!
E sou fã de um docinho, não em muitas quantidades, mas gosto de comer depois das refeições!
Se vc puder me ajudar, ficarei feliz!!!!
Muitoooooo obrigadooooo!!!!
Bjs....

"Manjares da Manu" disse...

Ótima dica!!!
Vou começar a beber mais água!!!

Bjs...

Anônimo disse...

Neste friozinho chás ajudam na ingestão de liquido e eu faço vários deles, alem de andar com minha garrafinha de água quando saio de casa. Adorei a postagem.

Márcia Faria disse...

Vanessa,bom dia querida!!! vim conhecer se blog e gostei muito já estou seguindo vc,me faça uma visita e tbm me siga.Vanessa gostei muito desse post sobre a água,pois minha nutricionista sempre me fala isso que vc públicou nele.E tomar água antes do almoço tbm dá uma sensação de estar sem fome.Espero que goste do meu blog trabalho com enxovais personalizados.

Bjkss