quarta-feira, 13 de julho de 2011

Selênio como antixidante

A função mais conhecida do mineral selênio é a de antioxidante, é chamado de varredor de radicais livres. 
Ele atua em várias vias metabólicas, como  no metabolismo da tireóide, é  um dos componentes da enzima glutationa peroxidase, que atua no sistema imunológico, protegendo as células contra a ação dos radicais livres. Pesquisas revelam que o mineral selênio  é capaz de reduzir o risco de vários canceres.
São fontes de selênio: Castanhas brasileiras, frutos do mar, rim, fígado, carnes e aves. Encontrado também em ovos, cereais integrais, nozes, sementes de girassol.

O conteúdo de selênio nos alimentos varia de acordo solo e a água onde foram cultivados.
Nós brasileiros somos privilegiados, nosso solo é rico em selênio, fato este que fez a castanha do Pará mudar o nome para castanha do Brasil, a ingestão diária de duas unidades de castanhas do Brasil supre as necessidades diárias de selênio. 

As dietas modernas ricas em gorduras saturadas podem aumentar a necessidade de selênio, devido a necessidade da atividade antioxidante do selênio.


Fonte: Krause, 2010.
Beijos
Vanessa Oliveira

1 comentários:

Débora... disse...

Olá, bom dia...
Que ótima informação.
Eu estou com um sério problema de queda de cabelos há alguns anos e já fiz vários tipos de exames por duas vezes e não foi constato nenhum problema para a causa. Tenho procurado informações sobre o assunto e li que a deficiência de minerais pode ser um causador, então preciso integrar alimentos de reposição na minha dieta. Espero que eu esteja no caminho certo, porque já estou ficando depressiva com este problema.
Obrigada
Bjssss