quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Volta às aulas e dica bacana

As aulas voltaram e junto com a preocupação do almoço no horário certo, o uniforme limpinho e cabelos bem penteados, muitas mães ficam em dúvida em o que  colocar na lancheira de seus filhos.
Você se programou? 
Fez a listinha com as melhores combinações ou você é daquelas que sai colocando achocolatado com bolo de chocolate ou ainda suco industrializado com salgadinhos industrializados?

Eu já mostrei aqui várias lancheiras saudáveis  e até cardápio de 15 dias, se você perdeu acesse o tag Lancheira Saudável.
Algo que não falei é como colocar os alimentos não tão saudáveis na lancheira, não que eu esteja aqui incentivando colocar chips ou outros alimentos industrializados nas lancheiras, JAMAIS, mas eu tenho uma criança de 5 anos e sei que outros coleguinhas levam, ela as vezes me falava "mamãe a Marina levou biscoito recheado e eu fiquei com vontade". Desde o dia em que ouvi, meu coração partiu, mas também não iria abrir mão do que aprendi durante quatro anos, da alimentação que é mais adequada,  foi então que comecei a pensar e pensar, daí montei estratégias para ela não ficar sentida/ chateada/ aguada rsrsrsrs como vocês queiram chamar.  

Essas estratégias me ajudaram muito e pode ajudar você também:

1º Escolha um dia da semana para a criança levar aquele alimento que você sabe que ela gosta, porém não é aconselhado, por exemplo: biscoito recheado. Mas também não é mandar o pacote inteiro, mande apenas 4 ou 5 já são mais que suficiente, até porque se você mandar o pacote inteiro, não sobrará lugar para a fruta, pelo menos é o que acontece aqui em casa.

2º O dia que você mandar (vamos continuar com o exemplo) biscoito recheado mande um suco natural de laranja ou uma limonada, mais uma fruta, por exemplo: maça. Parte das gorduras do biscoito recheado vão ser eliminadas com a maça, olha a importância da fruta aí amigas. Ou o contrário, o dia que você mandar um suco industrializado mande um bolo caseiro, ou sanduíche natural, sempre com uma fruta.

É legal que seu filho esteja ciente que levará somente naquele determinado dia, assim ele não ficará triste ao ver outros coleguinhas consumindo aquela guloseima tão sonhada, e nem ficará pedindo para levar aquele tipo de lanche todos os dias, explique o porque dessas escolhas mais saudáveis, criança é inteligente e aprende muito fácil.

A Yasmin toda quarta feira escolhe uma guloseima para levar, e olha aí o que ela escolheu hoje:


 Ameixa, limonada meio a meio (meio açúcar meio adoçante rsrsrs) e a guloseima não saudável escolhida,  eu nem vou dizer o nome para não fazer propaganda, detalhe o pacote é pequeno, aqueles minis que o pacote mal mal dá um punhado, mesmo assim tenho horror a eles, são muito muito salgados.

Nos outros dias ela nem pede, já sabe que não é legal, ensine seu filho a fazer escolhas certas. 
ATENÇÃO: Refrigerantes jamais devem ser colocados nas lancheiras, são calorias sem nenhum nutriente, somente açúcar!  

Abraços 
Vanessa Oliveira

12 comentários:

morango & chocolate disse...

a escola da minha filha , ja colocou regras, nada de guloseimas e nem de refrigerante.

"Manjares da Manu" disse...

Olá, gosto muito das suas dicas!!!
Mas meu filho "é cismento"assim, q eu o chamo quando ele não dá o braço a torcer em algumas coisas!
Ele não suporta refrigerante e ele é conhecido como saudável na família!
Ele tb não come este tipo de salgadinho!
Ele gosta muito de levar p/ escola biscoito com gergelim, suco, leite fermentado!
Basicamente é isso q ele lva quase todos os dias!
A não ser quando ele pede p/ levar biscoito recheado, que aprendeu a comer na escola, biscoito maisena, ( vc conhece aquele pão de mel, vende em pacote grande!), as vezes ele leva este tb!!!
Não gosta muito de sanduiche!!!
Mas é basicamente isso!!!

Bjs...

Kellen Bittencourt disse...

Oii amiga, muito boas as dicas, no que se refere aos salgadinhos de saquinho estou no lucro minha filha não suporta nem o cheiro, no mais na verdade ela não gosta de comer na escola por que se comer não aproveita o recreio p se divertir rsr toma café em casa e depois só o almoço, mas ai já viu né, come p morrer rsr bjooooossss

Acessecomartes disse...

oi amiga vanessa é que meus amigos seguidores do blog fica bem lá próximo a uma cinderela azu.
abraços obrigada por seu carinho.amei seu blog e a dica dos lanches também.
Abraços
Roseane Lopes

Edna Sampaio disse...

Olá Vanessa!
Realmente devemos ensinar os filhos desde pequenos ao q é bom ou ruim pra saúde,ainda mais com tanta propaganda de porcaria por aí!
Aqui em casa uso refri e sobremesa a escolher bem gostosa no fim de semana e na semana suco natural,elas gostam muito e o melhor entendem...
Bjs!!!

Lia Gloria disse...

Vanessa, este tipo de post é sempre oportuno, muito bom mesmo.

Eu também vivo preocupada com a questão do lanche. a minha sorte é que a Isabela, já nasceu natureba. não gosta de refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, e doces, muito pouco.
o meu problema é o suco natural. nunca acertei a mão para acondicionar na lanchareira, de forma que permaneça um pouquinho gelado, até a hora do lanche. daí, mando o industrializado.
como aqui é muito quente. qdo vai o suco natural, na hora do lanche, o cheiro fica meio passado, o gosto meio amargo.

Estás de parabéns pela postagem!

E olha, eu já bordei um 'keep calm and sew on', mas como não enquadrei, não quis postar. termina o teu logo, pra gente postar juntas rsrs

vc já está participando do sorteio, sim. sorte!

bjs

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Dicas valiosíssimas!
A escola é um gde problema mesmo, nesta parte da alimentação. Meu sobrinho de 2 anos e meio não tinha consumido nenhum tipo de doce até chegar a Páscoa, onde ele aprendeu a comer chocolate. E viciou... hahaha!! Qqr moeda que ele acha perdido pela casa, diz pra minha irmã (mãe dele) que é pra comprar "coiate". rs

Mudando o assunto, costurar viés na curva é pagar por todos os pecados, de tds as nossas vidas... kkkkkkk!
Bjns
^^

Josy disse...

Ai que saudades me deu quando fazia a lancheirinha da minha filha, e ela adorava esses salgadinhos, com muito custo eu sí comprava 1 por semana, mesmo por que o pediatra dizia que fazia mal. Portanto um pequenino desse não faz mal não né? A fruta é excelente, sempre é bom eles levarem uma fruta. Gostei, beijinhos

Andréa disse...

Vanessa,
quando eu fazia a lancheira do Felipe ele adorava este salgadinho, mas só levava uma vez por semana, os outros dias levava coisa mais saudáveis, a fruta não faltava tbm.
Começou a rotina das aulas, não tenho filhos pequenos mas sei como é?

Beijos

Mayara disse...

Deve ser muito gostoso arrumar lancheira. Eu ainda não tenho filhos. Mas essa fase deve ser gostosa.. Beijos

♥ Wilma ♥ disse...

Muito legal essas dicas, afinal nossos filhos merecem ter uma alimentação saudável também! bjossss

Marília disse...

Oiii Va...obrigado pela visitinha, então menina a xícara não é tão difícil assim de fazer, levei 2 horas para fazer hehehe, se fizer posta para gente ver ;D
Bjinhus e uma linda semana!