segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Broa de Fubá com Adoçante

Olá queridas!!!
Eu estou participando do desafio proposto pelo adoçante Tal e Qual, ganhei uma embalagem com 133g do produto para testar e dar minha opinião. 
Como vocês sabem eu faço suco aqui em casa meio a meio (meio adoçante meio açúcar) e vez ou outra tomo também café com adoçante, mas minha vontade mesmo era fazer receitas culinárias com adoçante,  porém como era só vontade e não necessidade, fui deixando até aparecer esta oportunidade.
Para testar o produto a proposta era fazer uma das receitas disponibilizadas no site da empresa.
Como uma boa mineira, adoro broa de fubá e foi esta a minha receita escolhida para o teste.
Ingredientes separados, foi só colocar a mão na massa rsrsrs. 

Broa de Fubá

Ingredientes:
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de Tal e Qual (10 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de erva-doce
1 colher (café) de sal
1 ovo
4 colheres (sopa) de óleo de canola (coloquei de milho)
½ xícara (chá) de leite desnatado (100 ml)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha. Faça uma cova no centro e acrescente o ovo e o óleo. Adicione o leite aos poucos e misture, do centro para fora, com uma colher ou espátula, até obter uma massa quebradiça.
Faça bolinhas com a massa e achate-as levemente. Coloque-as em uma assadeira grande, untada e enfarinhada, deixando um espaço de 2 cm entre elas. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos, ou até as broinhas começarem a dourar. Sirva-as em seguida acompanhadas de café ou chá.

Renderam 30 broas pequenas.



Eu estava esperando aquele gosto residual amargo que muitos adoçantes possuem, e eis a minha surpresa as broinhas ficaram deliciosas, fofinhas e sem o gosto amargo algum.

A Yasmin foi logo pegando as broinhas dela e disse: "Mamãe não tem açúcar mas é doce!" Agradou o paladar infantil rsrsrsrs. 
Daí não me dei por satisfeita, e fui testar no café, sempre relaciono adoçante com o gosto residual amargo, fui colocando aos poucos com uma colher de café, engraçado que ele fica efervescente no café quente.

Minha opinião sobre o produto:
É fácil de usar; não é necessário fazer conversão nenhuma, nas receitas que pedem 1 colher de açúcar você substitui por 1 colher de adoçante, 1 xícara de açúcar por 1 xícara de adoçante e por ai vai... Vale lembrar que o adoçante é leve 1 colher sopa de adoçante Tal e Qual pesa 2 g enquanto que uma colher sopa de açúcar pesa 15g, não é o mesmo peso e sim a mesma medida ok?  

Possui 87% menos calorias, você prepara sobremesas magrinhas sem abrir mão do sabor.
Substitui o açúcar, nas receitas que vão ao forno e nos sucos e cafés, uma boa opção para portadores de diabetes ou pessoas com alguma restrição de açúcar.

A broa ficou macia, com boa aparência e sem o sabor residual amargo, não percebi diferença nenhuma em relação ao açúcar.
Quanto ao café não gostei tanto quanto a broa, não senti o gosto residual amargo, mas também não achei que adoçou o suficiente, nessa hora lembrei que era adoçante e não açúcar, eu tenho uma certa resistência em usar adoçante no café puro.
Se tivesse que dar uma nota de 0 a 10, daria 10 para a broa e 7 para o café.

Uma dica para quem pretende utilizar o adoçante Tal e Qual é usar colher rasa e não colher de "mãe", pois o excesso sim deixa o gosto residual na boca.

O adoçante Tal e Qual é composto pelos edulcorantes ciclamato de sódio e sacarina sódica e deve ser ingerido com moderação pelos portadores de hipertensão arterial, por conter sódio em sua composição.

Vou testar o adoçante em receitas cremosas, geleias, sucos e no café com leite, até porque sobrou muuuito do produto, volto e continuo dando meus pitacos e se não ficar bom falo também.

Eu não recebi nada mais além do produto, o que me fez participar foi o fato de poder dá minha opinião com sinceridade a respeito do mesmo. 

Quero agradecer a WOW!Nutrition pela confiança no blog.
Quem quiser mais receitas com o adoçante Tal e Qual clica aqui Clube Tal e Qual.
  
Abraços
Vanessa Oliveira 

23 comentários:

Lia Gloria disse...

Tenho visto este adoçante em varios blog. é bom mesmo?
A receita é ótima, só deixaria de fora a erva doce.

bjs

Márcia Faria disse...

Vanessa bom dia querida!! eu uso esse adoçante,e dentre todos que já usei esse é um dos melhores para preparar pratos,para suco e café gosto do Linea.Vou copiar essa receita da broa,obrigada por partilhar conosco,beijinhos!!!

Márcia Faria disse...

O tal e qual fica mais doce devido ao ciclamato de sódio e a sacarina,já o linea tem sucralose que é um derivado da cana açúcar por isso ele adoça bem menos que os que tem ciclamato.Bjs

Cici Senhoretti disse...

Hmmm... que legal!!
Já é o segundo blog que eu vejo com receitas Tal & Qual. como faz para participar tb? Hehehe...

A broa tá com uma carinha ótima, e se não altera o sabor, já vale a pena, né?!! Não abrir mão do sabor e ainda economizar nas calorias é tudo de bom e mais um pouco.

Bjns
;D

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia!!!!
Amo Broa e magrinha é melhor ainda!!!

Bjs....

Andréa Santana disse...

Olá Vanessa,
ficaram parecendo pãezinhos, super fofinhas e com certeza uma delícia!
Eu uso muito adoçante aqui em casa principalmente no café e no suco.

Beijos

Josy disse...

Estou super curiosa com esse adoçante amiga, nunca provei mas tenho visto em alguns blogs e as opiniões sobre ele estão sendo satisfatórias. Vou provar. Essa broa deve ter ficado deliciosa. Bjocas

Beatriz Paulistana disse...

Olá minha flor!!!
Que delícia de receita. Meu irmão sempre diz: _ Mineiras sempre são boas cozinheiras!!!
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

Chris Ferreira disse...

Uau,
amei a receita. Vou fazer.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

sheyla xavier disse...

Vanessa, que legal
Usar o produto e dizer depois o que achou. Valeu! Receitinha anotada e depois vou lá no site.Já vi alguns blog usando esse produto.
Amei suas broas, ficaram com cara de deliciosas.

bjossss

Unknown disse...

Oi Vanessa!
Hum...Parece delicioso!
Bjs!!!

Unknown disse...

Oi flor! Eu sempre imaginei q usar adoçante em bolos, biscoito, deixaria o gostinho ruim... bom saber q esse aí não deixa! Me convida pra um café ....rsrsrs tudo tão gostoso por aqui... Bjokas!

pontinhosdatati disse...

Oi querida estava sentindo sua falta nunca mais apareceu por la, mas que bom que foi fiquei feliz volte sempre , obrigada é eu sempre mando por pac ,mas uma era encomenda e a menina pediu por sedex ela esta ansiosa e el pagou também né , mas esta tudo bem , bjinhos querida volte sempre!!!

Aleni Pereira disse...

nossa fiquei apaixonada pelo seu blog é perfeito,adorei seus trabalhos e obrigada pela visita beijos.

Mayara disse...

Vanessa, o nhoque é gostoso sim, mas só faz quem tem paciencia.Rs. Eu fiz o seu pão de queijo, vou postar qualquer dia. Beijos

Delicia de arte disse...

Oii Vanessa!
Estou passando aqui no seu cantinho, retribuindo sua visita no meu blog!
Puxa! Vc arrasa aqui com muita informação e ideias! Adorei!!
Beijossss!
Gleydes

Ana Claudia disse...

que broa deliciosa, imagino que com um cafezinho deve ser tudo de bom!!
Beijinhos
Bom final de semana
Ana Claudia

Leska disse...

Vanessa,
A cara dessa broa tá otima,delícia!
Bjs e bom finde!
Leska

♥ Wilma ♥ disse...

Detesto adoçante, mas vou procurar desse já que vc diz que não fica com gosto amargo, não custa experimentar,né? Obrigada pela dica. bjsss

Nilce e as artes disse...

OLÁ AMIGA OBRIGADO PELA DICA VOU TENTAR ACHAR ESTE ADOÇANTE. E A BROA ME DEU ATÉ FOME.bEIJOS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

Laine artes disse...

Oi Vanessa amei seu cantinho e claro ja fico seguindo!! Parabéns!Aqui é tudo que eu gosto artesanato junto com comida, confesso que não sou grandes coisa na cozinha ai aproveito para apreciar suas maravilhas e quem sabe aprendo algo né?
Venha me visitar e se gostar me siga tbm que vou ficar muito feliz,bjs e bom domingo.

Cris Lourenço disse...

Oi amiga, adorei a dica, será que aqui em são Paulo tem essa marca?!
Se eu achar vou comprar, sempre que faço pratos doces fico com uma dor na consciência, e o pior é que eu amo doces rsrsrsr...
valeu mesmo pela dica, vou procurar!
beijão e ótima semana tá!
Cris....

Anônimo disse...

Oi flor, que blog legal o seu! Eu estou tentando perder peso e adorei suas receitas, além das costurinhas, Beijos

Larissa do www.larissatododia.com